O Brasil ocupa um lugar de destaque entre os maiores produtores de ovos no mundo, com o consumo crescendo exponencialmente graças ao valor nutricional e ao fácil acesso ao produto. Porém, com a expansão desse mercado, a qualidade dos ovos tornou-se aspecto crucial para a segurança alimentar, especialmente devido aos riscos de contaminação por microrganismos, como Salmonella e Listeria, que podem comprometer a saúde dos consumidores. Nesse cenário, é fundamental que a vigilância sanitária intensifique a fiscalização em todas as etapas da produção, conservação e comercialização de ovos.
A vulnerabilidade dos ovos e o cuidado necessário
Apesar dos ovos contarem com defesas naturais, como a casca, eles permanecem suscetíveis à contaminação. Isso porque práticas de manejo, estocagem e comercialização fora dos padrões sanitários podem introduzir patógenos perigosos. Outro fator de risco é a falta de higiene em granjas e pontos de venda, atualmente um dos principais motivos para a especificidade de microrganismos que podem causar doenças e infecções graves.
A contaminação pode ocorrer em diversas situações ao longo da cadeia produtiva: nas fazendas, o contato com fezes, ninhos sujos e embalagens contaminadas são fontes comuns de contágio externo; nos pontos de venda, a falta de controle de temperatura e umidade, além da exposição a ambientes insalubres, facilitam infecções.
Fast Eggs: segurança garantida do campo à mesa
Para evitar problemas do tipo, na Fast Eggs a segurança alimentar é prioridade máxima. A empresa trabalha em conformidade com todas as legislações sanitárias, reforçando o seu compromisso com a qualidade do produto. Como referência no fornecimento de ovos líquidos pasteurizados – clara, gema e ovo integral – a Fast Eggs tem orgulho de seguir processos rigorosos que eliminam os riscos de contaminação por microrganismos. A matéria-prima passa por uma seleção criteriosa, seguida pela pasteurização, que garante que os produtos cheguem ao mercado com segurança e preservação do valor nutricional.
Para Fábio Martins, gerente comercial da Fast Eggs, o aumento do consumo de ovos no Brasil exige uma fiscalização vigilante por parte das autoridades: “Isso garante que todas as etapas da cadeia produtiva, do campo à mesa, estejam em conformidade com as normas de segurança alimentar. A Fast Eggs está à frente desse compromisso, oferecendo produtos seguros e de alta qualidade para todos os clientes”.
Ou seja, ao escolher um produto Fast Eggs, seu comércio ou indústria tem a certeza de ter escolhido uma empresa que coloca a segurança alimentar acima de tudo, para que seus negócios possam focar no que realmente importa: oferecer produtos seguros e receitas saborosas e nutritivas.